Customer experience ou Experiência do cliente: o que é?
Customer experience ou Experiência do cliente:
o que é?
O tema customer experience ou experiência do cliente em português ganhou bastante notoriedade a partir de 2016 com as mudanças no comportamento do consumidor (saindo apenas do físico e conquistando também o mundo digital). Nesse artigo você irá entender esse conceito.
Quando falamos de atendimento ao cliente, com certeza você irá se recordar de bons e péssimos atendimentos que recebeu ao longo da sua vida. É um assunto bem complexo e delicado de tratar, pois não é uma ciência exata. Diversas variáveis irão afetar a percepção do cliente e, consequentemente, sua satisfação.
O que é customer experience ou experiência do cliente?
Quando falamos de experiência, relacionamos também os cinco sentidos do corpo humano: olfato, tato, audição, visão e paladar. Portanto, precisamos aguçar positivamente esses sentidos para que eles associem a sua marca como uma boa lembrança.
Essa estratégia surgiu na indústria, quando ela começou a perceber que apenas a relação de compra e venda de produtos já não tinha mais o mesmo propósito nem os mesmos resultados.
Um exemplo prático: uma indústria que produz cosméticos decide mudar a embalagem do principal produto de venda. Para isso, ela envolve o departamento de pesquisa e desenvolvimento para entender as preferências dos clientes e os tipos de melhorias que devem ser feitas para manter o cliente fidelizado e aumentar as suas vendas. Somente após entender todos esses aspectos, a equipe prossegue com o novo protótipo e fase de testes até implantar o novo design.
Resumindo sobre esse exemplo: se a indústria não ouvir o seu cliente, entender o que essa embalagem atende ou o que precisa ser melhorado, irá projetar algo que poderá não atender as necessidades dos seus clientes. Consequentemente, irá prejudicar o resultado da empresa com redução de vendas e perda de resultados, imagem da empresa perante o consumidor e elevar os índices de reclamação do produto.
Portanto, primeiro ouça seus clientes, entenda suas necessidades para depois estabelecer a sua estratégia.
Porque esse tema tem sido tão discutido atualmente?
Quando eu estava na faculdade em 2003, estudava na aula de marketing sobre experiência do cliente e os professores sempre afirmavam: um cliente mal atendido irá comentar com, aproximadamente, dez pessoas sobre isso. Essa métrica ainda vale para os dias atuais. Mas, no mundo digital, essa proporção é dez mil vezes maior, no mínimo.
Hoje o cliente tem o poder decisivo nas mãos e muito conteúdo na internet. Por isso, as empresas precisam se esforçar para criar conexão com os clientes, mantê-los e conseguir se destacar mais.
O profissional da área precisa se atualizar constantemente, ter habilidades com as redes sociais, sistemas informáticos e senso de urgência é praticamente imprescindível nos dias de hoje. Sobre esse tema vamos dedicar vários artigos mais detalhados.
O cliente no centro do negócio ou customer centric
O que é a jornada do cliente?
Resumindo
- Tenha uma cultura centrada no cliente.
- Conheça toda a jornada de compra do seu cliente.
- Crie lembranças positivas sobre a sua marca.
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