Como o PIX pode melhorar a experiência do cliente nas lojas físicas
Como o PIX pode melhorar a experiência do cliente nas lojas físicas
Hoje entrou em vigor o PIX (forma de pagamento instantânea) que pode ajudar na previsão de caixa dos lojistas e, consequentemente, a experiência do cliente. O único ponto de atenção é redobrar os cuidados com as fraudes. Conheça tudo sobre essa nova modalidade.
O PIX já vem sendo anunciado pelo Banco Central há meses e as instituições financeiras já se anteciparam solicitando aos clientes o cadastro e adesão à essa modalidade de pagamento.
Mas, antes disso, conheça melhor sobre o PIX.
O que é o PIX?
De acordo com o Blog do Nubank, o PIX é um novo meio de pagamento que permite fazer transferências de forma rápida, em qualquer dia da semana e para qualquer valor. Ou seja, ninguém mais precisa esperar compensar em dias da semana e durante o expediente bancário. Além de transferir para pessoas físicas, é possível também fazer pagamentos a estabelecimentos comerciais. Aqui que eu queria chegar: sua empresa irá se beneficiar com isso e seu cliente mais ainda!
Além de facilitar os recebimentos, também irá agilizar no recolhimento de taxas e impostos.
As transações serão realizadas diretamente em tempo real e sem intermediação de terceiros, ou seja, o dinheiro sai de uma conta e vai para a outra diretamente.
Esse meio de pagamento pode ser utilizado:
- entre pessoas;
- entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
- entre estabelecimentos;
- para entes governamentais, no caso de taxas e impostos.
Como utilizar o PIX?
Para utilizar o PIX não é necessário nenhum aplicativo ou site ou cadastro. Ele é realizado diretamente nos sites ou aplicativos das suas instituições financeiras. Elas precisam oferecer esse meio de pagamento.
Além da agilidade, esse meio de pagamento tem taxas um pouco mais baratas do que as convencionais como DOC ou TED. Pessoas físicas poderão ter gratuidade na maioria dos casos. Uma situação que poderá ser cobrada: quando a pessoa escolher fazer o PIX por meio físico em vez de digital por exemplo). Mas, cada taxa será cobrada por sua administradora. Então, é bom verificar tudo isso antes para evitar surpresas. Mas, mesmo se tiver cobrança, vale a pena porque evita ficar andando com dinheiro e correr riscos de perda ou roubo dos valores.
Para utilizar PIX, tanto o pagador (quem envia o dinheiro) quanto o recebedor (quem recebe o dinheiro) precisam ter conta em banco, instituição de pagamento ou fintech e a conta precisa ser corrente.
Como fazer os pagamentos pelo PIX?
Você pode realizar os pagamentos de três formas:
- Utilizando uma chave PIX: pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ ou um número cadastrado para essa operação.
- Dados bancários: os mesmos dados que você preenche para fazer DOC ou TED atualmente.
- QR Code: também irá processar o pagamento pela leitura de QR Code disponível no estabelecimento.
Não tem muito segredo a maneira como realizar o pagamento, já que irá utilizar o link de transações do seu banco. Mas, segue um tutorial bem rápido do Itaú para visualizar como fazer o pagamento.
Os impactos do PIX nas modalidades de pagamento
De acordo com a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, as modalidades mais impactadas pelo PIX são, inicialmente, dinheiro em espécie, DOC e TED. Outras transações como cartão de débito ou emissão de boletos também podem perder força. Com isso, a experiência de consumo em lojas físicas também muda e lojistas precisam se adaptar. Como?
Os lojistas precisam adaptar esse tipo de serviço no check out, tornando o processo mais ágil como é no comércio eletrônico, por exemplo.
Atenção lojista: seu software de PDV precisa estar preparado para gerar QR CODE e conseguir processar os pagamentos tanto pelo PIX quanto pelos meios de pagamento dos próprios bancos, fintechs etc por aproximação.
Caso ainda não estejam funcionando assim, a orientação é que você procure o fornecedor e solicite a atualização do software do PDV. Se for uma loja franqueada, procure o franqueador e solicite as mudanças necessárias.
Benefícios do PIX para os lojistas
O PIX traz alguns benefícios operacionais para as lojas, como:
- Menor quantidade de dinheiro físico (consequentemente menor risco de perda de dinheiro em assaltos ou extravios internos).
- Impulso para inovação do modelo de negócio.
- Recebimento instantâneo e visibilidade pelo extrato bancário em tempo real.
Pontos de atenção
Assim como qualquer meio de pagamento digital, também estamos sujeitos a fraudes e outros contras que exigem atenção ao lojista. Fique atento! Veja essas dicas mencionadas na Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios:
- Os clientes podem receber QR CODEs falsos em nome da sua empresa: faça uma comunicação padrão sobre como deverá ser processado o pagamento na sua empresa.
- Cadastre todas as suas chaves: mesmo que você não utilize agora, principalmente o CNPJ, que é mais fácil de ser encontrado online e utilizado por criminosos.
- Proteja dados pessoais: muito importante se atentar a ligações de falsos funcionários de instituições bancárias que podem pedir para confirmar dados cadastrais. Não forneça informações - a maior parte delas o seu banco já tem - e não clique em links suspeitos.
Em resumo, o que queríamos destacar é que, cada vez mais, os clientes estão se tornando digitais e os negócios precisam evoluir também. Criar mecanismos que facilitem e/ou agilizem a experiência de compra do cliente é fundamental para manter a fidelização dos clientes.
Para isso, o lojista precisa investir em tecnologia para o ponto de venda. Quanto mais rápido ele se adaptar, mais irá evoluir no seu modelo de negócio.
Recentemente vivenciei uma situação em uma loja física que poderia ser poupada se as equipes estivessem treinadas para orientar melhor a cliente.
A cliente realizou uma grande compra, com a grande maioria dos itens sob encomenda e uma pequena parte para levar a pronta entrega. Foram realizados dois pedidos, dividindo exatamente essa compra.
Quando a cliente foi passar no caixa, o chip do seu cartão estava com problemas e não passava a compra. A maior parte do limite disponível para ela comprar estava exatamente nesse cartão. Até realizar várias tentativas, o caixa parou gerando maior fila no estabelecimento.
Ninguém, nem o atendente, nem o apoio que foi ao caixa ajudar lembraram de orientar a cliente para pagar pelo QR CODE. Após cerca de dez minutos tentando, resolveram cancelar a compra e tentar o pagamento separadamente para liberar o caixa.
Foram até uma máquina de pagamento individual e tentaram o pagamento por QR CODE, mas o sistema do banco da cliente estava com problema. Foi aí que o apoio lembrou que a cliente poderia pagar direto pelo link do pedido no site da empresa. Enviaram o link por e-mail e a cliente conseguiu pagar o pedido de encomenda, já que não tinha produtos físicos para pagar no ato. Com isso, o pagamento dos itens físicos poderiam ser pagos em um outro cartão que já tinha o limite disponível. E assim fizeram. Tempo total para realizar todo o pagamento: 25 minutos. Olha o tempo que levaram tanto os funcionários quanto a cliente para pagar.
Quando falamos sobre treinamento e atendimento da equipe, não é em vão. Se a equipe de vendas estivesse bem treinada, já poderia ter orientado a cliente a pagar no momento da compra, antes mesmo de passar no caixa. Assim, ela só teria que pagar pelo pedido com itens físicos. Se nem tivesse itens físicos, a cliente já poderia ter pago e saído da loja sem passar pelos caixas. Redução de filas e agilidade para ambos (estabelecimento e cliente).
Se a equipe de caixa estivesse bem treinada, já faria esse segundo filtro e também agilizaria para a cliente, evitando filas e paradas de caixa. O PIX também seria mais uma opção nesse momento.
Isso só será possível também quando a equipe estiver adaptada ao mundo digital. Eles precisam vivenciar isso, fazer parte do dia a dia deles. Senão, não será absorvido.
Façam treinamentos práticos, com simulações reais. Mesmo pessoas com mais estudo também possuem dificuldades.
Viu só a importância de vivenciar as experiências e buscar sempre inovação? A tecnologia ajuda e contribui muito para facilitar nosso dia a dia.
Confira esse vídeo completo do nosso canal.
Espero que tenha gostado. Comente aqui suas percepções e suas boas práticas! Até breve!
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