Como montar e manter a equipe ideal para as áreas de atendimento e relacionamento com o cliente
A rotatividade de pessoas na área de relacionamento com o cliente é alta: cerca de 70% delas saem no primeiro ano de trabalho. E isso gera custo para a empresa. Reter um colaborador custa 3 vezes menos do que contratar um. Como contratar e reter esses profissionais? Confere o artigo completo.
A área de atendimento e relacionamento com o cliente está na linha de frente e, por isso, mostram a imagem da empresa. Por isso, é fundamental garantir boas contratações e reter os bons profissionais para garantir mais a satisfação do cliente.
O que é rotatividade ou turnover?
É o indicador que calcula a média de colaboradores que se demitiram ou foram demitidos e o número de admitidos no mesmo período. Quanto maior a taxa, maior a rotatividade.
O indicador médio que as empresas consideram apropriados é de 5 a 15%. Acima disso, já começa a acender o sinal de alerta para a empresa e os gestores.
Impactos da rotatividade
- Recorrer constantemente ao mercado para buscar mão de obra qualificada visando repor as perdas.
- Tempo para que o colaborador possa integrar e entender a empresa e sua rotina de trabalho.
- Investimentos em treinamentos para suprir uma necessidade rápida na qual a empresa não estava preparada.
- Quando o colaborador sai, leva o conhecimento e as informações da empresa.
- Despesas com a rescisão do colaborador.
- Custo de recrutamento externo (agências, anúncios, pagamentos de sites especializados, profissionais da área).
- Custo pelo tempo que leva o processo de recrutamento e seleção.
- Baixa produtividade no período que o colaborador está em integração.
- Colaborador está recebendo mais responsabilidades do que pode absorver.
- Tratamento diferenciado dentro da equipe.
- Cultura organizacional tóxica.
- Má gestão (autoritarismo, inflexibilidade, falta de ética profissional).
- Problemas com a gestão de conflitos internos.
- Falta de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
- Ausência de um plano de carreira definido e estruturado.
- Boa comunicação oral e escrita.
- Foco, disciplina e organização para cumprir com prazos internos e para o cliente.
- Escuta ativa com o cliente e colegas de trabalho.
- Gostar de atender e trabalhar com pessoas (bom relacionamento interpessoal)
- Demonstrar positividade / alta energia.
- Capacidade para analisar e resolver problemas dentro da sua alçada.
- Comprometimento com metas e os resultados.
- Capacidade analítica para gerar e interpretar dados necessários para auxiliar as lideranças nas tomadas de decisões.
- Próatividade e capacidade de resolver problemas dentro de sua alçada.
- Zelar pelo relacionamento com o cliente, oferecendo qualidade no serviço de pós-vendas.
- Responsabilidade para coordenar a sua equipe (integrar, treinar e acompanhar).
- Capacidade analítica para gerir os dados e relatórios internos com o objetivo de evoluir os indicadores e melhorar a experiência do cliente.
- Adaptabilidade às mudanças do mercado e das estratégias da empresa.
- Conhecimento da jornada do cliente da sua empresa, bem como pontos fortes e oportunidades para melhoria.
- Comprometimento com metas, resultados e a fidelização dos clientes.
- Acompanhar e gerir todos os indicadores relacionados à sua missão.
- Detectar problemas operacionais recorrentes e montar plano de ação para corrigir e evoluir nos indicadores.
- Planejar e realizar visitas com os clientes para realizar escuta e entender pontos fortes e oportunidades de melhorias.
- Visão estratégica, capacidade de antecipar-se aos problemas, garantir a fidelização dos clientes.
- Recrutamento e seleção de colaboradores.
- Reter e desenvolver as equipes para novas posições e/ou crescimento profissional.
No próximo slide, você deverá detalhar todas as posições que existem. Isso é muito importante para ver a equipe completa. Mostre o resumo da equipe (pontos fortes e o que falta para melhorar a performance).
Outro ponto: olhe amplamente quanto às qualidades e deficiências da equipe. Uma equipe júnior entrega um resultado, uma equipe sênior entrega outro tipo de resultado.
O posto a ser ocupado deve ajudar à complementar a equipe. Em alguns casos, até elevar o nível dos colaboradores atuais.
O mesmo vale para a reposição de uma vaga de liderança. O perfil da equipe irá determinar o tipo de gestão que precisa para complementar e alinhar o time para crescimento dos resultados.
- Em um determinado momento, já te pediram para fazer algo que você nunca tinha feito? Qual foi a sua reação e o que aprendeu com isso?
- Poderia citar alguma situação de mudanças internas (sistemas, recursos humanos, processos) que foi de grande proporção para você no sentido de mudar literalmente o que fazia antes?
- Você já precisou fazer uma atividade que não fazia parte das suas atribuições? Como você lidou com isso? Foi temporário ou acabou assumindo isso definitivamente? Qual foi o resultado conquistado?
- Qual foi a maior mudança que você já passou na sua carreira? Como você se adaptou à ela?
- Já ocorreu alguma situação que você precisou se adequar ao jeito de trabalhar de um colega de trabalho? Como você se sentiu? Qual foi o resultado conquistado?
- Quais são as três coisas mais importantes para você em um emprego?
- Conte uma situação em que você se sentiu satisfeito, motivado, cheio de energia e mais produtivo. Explique porque se sentiu assim.
- Se eu perguntasse a um gestor ou colega de trabalho sobre você, o que eles responderiam?
- Quais são as empresas que você admira e por quê?
- O que fez você escolher a nossa empresa, se candidatar à vaga?
- Relate alguma situação em que alguma norma ou política o impediu de realizar um bom atendimento a clientes?
- Conte sobre alguma situação em que tenha sido penalizado por transgredir alguma norma?
- Você já trabalhou com alguém difícil de se relacionar? Como era essa pessoa? Como você reagiu e superou a situação?
- Você já vivenciou uma situação em que foi convidado a colaborar em uma atividade junto com o seu gestor? Conte a situação. Você gostou e por quê?
- Cite uma experiência que você gostou muito em um trabalho em equipe e qual foi a sua contribuição.
- Descreva o melhor parceiro ou gestor com quem você trabalhou. O que você valorizava nessa pessoa.
- Você já algum cliente difícil de se relacionar? Como era essa pessoa? Como você reagiu e superou a situação?
- O que mais incomoda você nas outras pessoas? (procure explorar tanto pessoal quanto profissionalmente)
- Cite uma situação de que, em um curto período, deu tudo errado na sua vida.
- Você tem um colega de trabalho que virou amigo?. Por que vocês se dão bem?
- O que você poderia ensinar às outras pessoas?
- Cite uma pessoa que você admira e diga por que ela tem o seu respeito.
- Você tem orgulho de si mesmo? Descreva.
- Se você tivesse no meu lugar, que tipo de pessoa você contrataria para a vaga?
- Relate alguma situação em que tenha perdido o controle e tido comportamentos inadequados no relacionamento profissional?
- Conte sobre alguma situação difícil que tenha administrado com muita cautela, sem perder o equilíbrio das emoções?
- Com que freqüência você recebia feedbacks positivos dos clientes relacionados a sua atenção e capacidade de ouvir as pessoas. Conte algumas situações.
- Fale sobre alguma situação em que você foi solidário com os sentimentos de alguém da equipe ou cliente que passava por adversidades.
- Conte alguma situação em que você percebeu um cliente estava que precisando desabafar e o ouviu com atenção?
- Houve alguma vez em que você teve que concordar com uma decisão contra sua vontade? Por que você concordou?
- Suponhamos que, após três meses da contratação, você seja demitido. Por qual razão você acha que seria?
- Conte-me sobre como você enfrentou um problema pessoal durante o expediente.
- O que gosta de fazer nas horas vagas?
- Você gosta de que tipo de livro ou filme? O que tem lido ou assistido nos últimos tempos? Por que?
- Qual foi o seu cliente mais difícil, por que e como você contornou a situação?
- Quais são seus objetivos de curto e longo prazo?
- Descreva uma situação em que você precisou resolver várias situações importantes no mesmo dia. Como se organizou para isso?
- Conte um exemplo de como organiza suas prioridades pessoais e da sua família?
- Você costuma planejar e escrever suas metas pessoais?
- Conte uma ocasião em que você teve que trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Como você organizou seu tempo? Qual foi o resultado?
- Fale sobre um projeto que você planejou. Como você organizou e agendou as tarefas?
- Descreva uma ocasião em que você se sentiu estressado ou sobrecarregado. Como você gerenciou tal situação?
- Dê um exemplo de uma ocasião em que você delegou uma tarefa importante com sucesso.
- Como você determinou qual seria o prazo para a conclusão de tal tarefa?
- Conte sobre alguma situação em que você foi cobrado por não conseguir cumprir prazos?
- Fale sobre algum projeto que você conseguiu antecipar o prazo de conclusão?
- Conte-me um exemplo em que você conseguiu fidelizar o cliente. O que você fez para atingir esse resultado?
- Qual foi o cliente mais difícil com quem teve que lidar? O que o tornava difícil? O que você fez para contornar a situação?
- Conte sobre uma situação em que você reverteu uma má impressão que o cliente tinha da empresa/produto.
- Dê-me exemplos de como você verifica os resultados das metas da sua área. E como estabelece o plano de ação para atingi-los?
- Qual foi o último projeto/objetivo que realizou? Como trabalhou para alcançá-lo?
- Conte-me sobre uma entrega que você fez que dependia do time e como você fez para motivar as pessoas para entregar os resultados.
- Você lembra-se de alguma reunião onde você teve que rapidamente se posicionar e sua comunicação foi eficaz? Conte o fato.
- Qual foi o projeto que você conduziu e que envolvia mais de duas áreas da empresa? Quais resultados foram alcançados?
- Qual a maior contribuição/legado que você deixou para as equipes anteriores?
- Se você fosse o dono da empresa atual ou anterior, o que mudaria?
- Comente sobre a última vez em que algo importante no trabalho não saiu como você planejava. Qual era o seu cargo e qual foi o resultado?
- Descreva uma situação que você precisou convencer alguém a ver a situação do seu jeito. O que você fez? Quais foram os resultados?
- Você se considera exemplo para os seus liderados? Quais são essas características?
- Qual foi a decisão mais difícil que você teve que tomar como gestor? Como reagiu? Qual foi o resultado?
- Alguma vez já teve que "vender uma ideia" para colegas ou gestor? Como conseguiu fazer isso? Quais foram os resultados?
- Qual o maior investimento que você fez na sua carreira profissional?
- Conte sobre uma participação significativa que você tenha tido para melhorar os resultados na sua equipe.
- Tente se lembrar de uma situação que seu gestor não estava e você precisou agir ou tomar uma decisão. Conte qual foi sua postura.
- Descreva uma situação em que você buscou aprender algo novo no trabalho sem que lhe fosse pedido.
- O que motiva você a buscar crescimento profissional?
- Qual foi a última vez que você pediu feedback para o seu superior? Qual foi o retorno?
- Qual foi a sua principal conquista profissional?
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- Recompensas e remuneração
- Clima organizacional
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